terça-feira, 8 de maio de 2012

Quem já passou pela Rua Gregório de Mattos, no Pelourinho, Centro Histórico de Salvador (CHS), onde acontecem shows no Largo Pedro Archanjo, e estão localizados o Instituto Mauá, Museu Tempostal e Afoxé Filhos de Gandhy, com certeza, já viu também o Solar Ferrão. É lá que estava instalada a Biblioteca Manuel Querino, considerada a mais bem equipada biblioteca do Pelourinho.

Por motivos técnicos e para receber melhor os seus visitantes, a biblioteca, que é administrada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) – autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) – estará de portas fechadas para mudança de casa até 13 de abril. A nova casa que receberá a biblioteca tem quatro pavimentos, a nº 29 da Rua Gregório de Mattos, detém estilo arquitetônico barroco-colonial e também é do IPAC.

Fundada em outubro 1972, a Biblioteca Manuel Querino é referência quando se trata de acervo na área de história da Bahia e de preservação patrimonial. Desde 2008, ela ocupa um espaço no Solar Ferrão, que passou por ampla reforma para receber o acervo. Foi também neste período que ela passou a se chamar Manuel Querino, em homenagem ao professor, antropólogo e escritor de mesmo nome.

O acervo da biblioteca do IPAC é especializado em história da Bahia, antropologia, arquitetura, urbanismo, arte e patrimônio. É composto por cerca de 8 mil livros antigos que são solicitados até por especialistas de outros estados do Brasil. Entre as raridades, se destaca o livro Memória do Estado da Bahia de autoria de Vicente Vianna e editado em 1893. Criada na gestão do antropólogo Vivaldo da Costa Lima, em 1972, teve a bibliotecária Regina Celia Santos Zobiak como sua primeira diretora.

Mais informações sobre a biblioteca do IPAC e seu funcionamento, através do telefone (71) 3117 6384 ou pelo endereço eletrônico biblioteca.ipac@ipac.ba.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião ou sugestão